Obtenção da Resistência da Endurance: Treinamento com Cargas Contínuas

Por: .

Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo.

Send to Kindle


Resumo

A aplicação de cargas contínuas, isto é, o treinamento com exercícios de movimentação termitente, foi o primeiro meio utilizado na evolução do Treinamento Desportivo para o aperfeiçoamento das qualidades ligadas à capacidade cardiopulmonar.

Certamente houve uma adaptação de um fato freqüentemente comprovado no cotidiano: procurava-se repetir o gesto desportivo muitas vêzes, não somente em busca de melhor coordenação, mas para criar condições de um rendimento mais durável. Êsse processamento, no entanto, era por demais simples para corresponder às ansiedades dos treinadores na procura dê melhores marcas.

Um aumento progressivo da quantidade de trabalho, à maneira dos nadadores japoneses da Escola de Matsusawa (vide: "Histórico, Evolução e Fundamentos do Treinamento Desportivo Moderno"), até os supostos limites da capacidade fisiológica do atleta, parecia representar um risco não facilmente aceito, além de constituir uma fórmula cabível com ampla disponibilidade de horário, também de difícil realização prática.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.