Obtenção da Resistência da Endurance:treinamento com Cargas Intervaladas

Por: .

Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo.

Send to Kindle


Resumo

O treinamento com cargas intervaladas apareceu sob o aspecto científico com o estabelecimento do Interval Training de Gerschler e Reindell na Alemanha.

Nos anos seguintes aos Jogos Olímpicos de Berlim, um meio-fundista, Rudolph Harbig, categorizou-se internacionalmente por melhorar três recordes mundiais (400, 800 e 1.000 metros). Seu treinador era Wondemar Gerschler, que aplicou uma forma de trabalho evoluída do método finlandês de treinamento de corridas de fundo: a resistência obtida através dos percursos longos era melhorada pela introdução de corridas de velocidade alternadas com intervalos para descanso, realizados numa passada moderada.

A II Guerra Mundial impediu a repercussão e o aperfeiçoamento do nôvo método, mas, após o seu término, Gerschler associou-se ao fisiologista Herbert Reindell e, finalmente, na década de 1950, deram a público o "Interval Training", sistematização do processo original, agora fundamentado em experimentações científicas.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.