Resumo

O presente estudo é uma tentativa de: propor um procedimento de coleta de dados que sejam úteis como "pistas" para objetivos de ensino, ou seja, informações a partir das quais se possa definir e descrever um ou mais objetivos de ensino; explicitar esse procedimento de coleta de dados em termos de variáveis componentes e examinar essas variáveis. Os dados foram obtidos em situação de entrevista com pais de alunos de uma escola especial e com os profissionais que nela trabalham, colhendo suas sugestões a respeito "do que achavam importante as crianças aprenderem". Durante as entrevistas o registro das informações foi imediato e em papéis independentes e, a medida que feito, colocado sobre a mesa, à frente do informante, em posição que permitia, também ao entrevistador, ler o que estava escrito - os papéis independentes do registro tinham como função primeira dispor condições para o informante fornecer novas "pistas" para objetivos de ensino.Além das entrevistas com os pais e profissionais, duas outras etapas foram desenvolvidas: a do treino do entrevistador, com os objetivos de habilitá-lo a realizar o registro de informações que fossem "pista" para objetivo, e a identificar e utilizar formas de intervenção com vistas à descoberta e exploração de novas "pistas"; e a etapa de exame e organização dos dados, em que as relações entre os dados obtidos durante cada entrevista foram diagramadas logo após sua realização numa tentativa de apreender o contexto em que as informações foram dadas; e as informações obtidas com cada informante organizadas em agrupamentos para facilitar a ampliação das "pistas" pela escola ao propor seus objetivos e, ao mesmo tempo, refletir suas expectativas. Os resultados evidenciaram como aspecto crítico do procedimento o uso dos papéis independentes como estímulo discriminativo e estímulo reforçador para o comportamento de dar informações, do informante, e de explorar as informações, pelo entrevistador. Os resultados indicam, também, que o procedimento pode ser generalizável para outras situações em que se pretenda obter informações através de entrevistas.

Acessar