ócio Valioso: Prognósticos da Vida Acadêmica em Educação Física
Por Aldemir Ferreira de Sousa Filho (Autor), Edileuza Lobato da Cunha (Autor), Francisco Irapuan Ribeiro (Autor).
Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender a prática de ócio dos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE. O percurso metodológico foi dividido em três etapas: a primeira, relacionada à elaboração do projeto para submissão ao Comitê de Ética. A segunda etapa deu-se pela organização dos dados e aplicação da pesquisa. O terceiro momento ocorreu com a análise dos resultados. Entre os resultados mais relevantes, tem-se que 55 acadêmicos (68%) consideram que o tempo de ócio que tem atualmente é pouco, dados que corroboram com a ideia de necessidade de incentivo às práticas de ócio no ambiente acadêmico. Além disso, percebeu-se que as atividades mais realizadas são as esportivas com 32 (40%) respostas, fator esse que tem relação direta com o contexto pesquisado. Sobre as práticas que necessitam de continuação, “navegar pela internet” destacou-se em relação a todas as outras possibilidades, com 70% (56 respostas) segundo os participantes de pesquisa. Ao final desse estudo optou-se ainda por apresentar uma proposta norteadora para futuros projetos que possam vir a ser realizados no universo empírico pesquisado. Nessa, elenca-se essencialmente, uma sugestão de elaboração de projeto de educação ao uso do tempo livre dos acadêmicos de Educação Física em ambiente universitário com enfoque no ócio valioso.