Ocupar a Quadra, Empoderando Meninas: Ampliando Diálogos Sobre Futebol e Gênero nas Aulas de Educação Física
Por Aline Nicolino (Autor), Valleria Araujo de Oliveira (Autor).
Resumo
Neste texto descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvidacom estudantes do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Goiânia,visando ampliar as vivências corporais escolares por meio do futebol,possibilitadas pelo empoderamento, diálogo e ocupação dos espaços porparte das estudantes. Trata-se de um projeto desenvolvido entre as disciplinasde Educação Física e Português, no período da Copa do Mundo deFutebol Feminino-2019, que ao observar um movimento das estudantes dejogarem nos cantos do gramado ou da quadra, propôs resistir ao ‘jogo’. Aofinal, avaliamos que vestir a camisa do time e não entrar em campo, não erasuficiente. Era preciso confrontar as regras e os discursos de objetificação dasmulheres que jogam futebol, para ampliar a representação de humanidade