Resumo

O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as experiências a serem relatadas a despeito das oficinas de Jogos e Brincadeiras realizadas na perspectiva do lazer com estudantes situados no início dos anos finais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) localizado na Cidade Universitária. Tal contexto teórico-metodológico foi possível a partir também do acolhimento do Programa de Residência Pedagógica na UFPE, bem como no CAp, além do esforço docente da nossa supervisora Paula Roberta Paschoal Boulitreau que junto à equipe de gestão administrativa e pedagógica da escola ajustou um espaço didático para a vivência. As oficinas foram destinadas às turmas do Ensino Fundamental - anos finais, com foco nas séries de entrada (6º e 7º anos), considerando todas as turmas (A e B). O intuito dessas oficinas foi proporcionar vivências dos conteúdos citados, que pudessem extrapolar as aulas, ampliando o olhar dos estudantes para o campo do lazer. Para tanto, optamos por fazer registros sistemáticos que nos levaram a optar por um estudo de natureza qualitativa com a análise de diário de campo por meio de análise de conteúdo. Mas, antes de irmos à campo, realizamos a fundamentação teórica através de um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Periódico da CAPES. Enquanto resultados, verificamos que nas atividades vinculadas aos Jogos e Brincadeiras Populares e de Salão os estudantes constituíram aprendizagens de forma lúdica, compreendendo essa temática de maneira prazerosa, além de praticar habilidades como: concentração, atenção, memória, criatividade, agilidade, coordenação e manipulação de objetos. Quando o foco esteve nos Jogos pré-desportivos, os estudantes relataram maior motivação para vivenciar, afirmando que as mesmas já se fazem presentes em seus momentos de intervalo cotidiano e,portanto, há uma maior identificação. Nesse sentido, a oficina sistematizou experiências que os oportunizaram novos olhares, que os distanciaram um pouco da competitividade e os aproximou mais do lazer. Fundamentados nos resultados apresentados, consideramos que as oficinas se constituíram enquanto espaços de ampliação do tempo pedagógico da Educação Física escolar, oportunizando momentos enriquecedores para estudantes e residentes.

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