Resumo

Este estudo tem como fundamento, além das teorias aqui consideradas, nossa vivência como educadores. Nasceu da inquietação dos pesquisadores ao vivenciarem que a Educação dos Sentidos não contempla os currículos escolares. A escola onde se realizou a pesquisa foi uma escola particular de Florianópolis que congrega indivíduos de diferentes níveis sócio-econômicos. Optamos por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, chamada pesquisa-ação, a mais adequada para este caso. Foram selecionadas intencionalmente vinte e duas crianças, sendo dez meninas e doze meninos do Infantil III da Educação Infantil. Para a coleta de dados recorremos ao registro, em diário de campo, por escrito, de todos os acontecimentos das aulas, filmagens, fotografias e os relatos orais das crianças. A proposta desta pesquisa consistiu em investigar a Educação dos Sentidos, mais especificamente, a audição, dentro dos fundamentos intitulada Oficinas do Jogo. Educar a audição no sentido de fazê-las prestar atenção no que ouvem, refletir e tomar consciência dos sons ao seu redor. Desenvolvemos e aplicamos uma seqüência de atividades para o objetivo em questão. Durante a pesquisa percebemos que as crianças participavam com muito entusiasmo nas atividades desde que as mesmas fossem motivadoras e atrativas, portanto conduzimos as aulas dentro de uma cultura lúdica.