Resumo
O objetivo desta investigação foi verificar se o conjunto pedagógico denominado Oficinas do Jogo mostra-se eficaz no que se refere ao desenvolvimento da imaginação, quando se trata de aulas na educação infantil. Durante um ano letivo, crianças freqüentadoras de Educação Infantil participaram de aulas de Educação Física, cuja prática incluía um conjunto de brincadeiras de faz-de-conta e brincadeiras populares, todas mobilizadoras da imaginação infantil. Ao longo das aulas, colhemos as expressões orais das crianças para verificar se o que expressavam correspondia ao que imaginavam durante as brincadeiras. Os resultados mostraram que as atividades das Oficinas do Jogo, quando aplicadas na Educação Infantil, mobilizam intensamente a imaginação infantil. O envolvimento dos pesquisadores nas aulas, atuando como professor da turma de crianças, caracterizou este estudo científico como uma Pesquisa-Ação; os resultados foram analisados de acordo com as técnicas da análise de conteúdo. O trabalho foi desenvolvido em uma creche pública, da rede municipal de ensino de Florianópolis, SC, com crianças de 4 a 5 anos. As crianças tinham aulas de Educação Física duas vezes por semana, com duração aproximada, de uma hora cada. Também foram realizados, pela pesquisadora, questionários às famílias, para caracterizar os sujeitos do estudo e entrevistas semi-dirigidas à professora regente e auxiliares, com intuito de verificar a sua percepção sobre o desenvolvimento das crianças durante a aplicação das ações pedagógicas.