Resumo
Esta dissertação tem como tema central, a verificação dos resultados transdisciplinares do programa de atividades lúdicas Oficinas do Jogo, na disciplina Educação Física. Constatando a degradação sofrida, em uma escola municipal de Ensino Fundamental, traduzida em atos de violência, dificuldades de aprendizagem, baixa auto-estima, entre outros, pesquisamos os resultados do programa de Educação Física nesses alunos e na escola. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e segue as orientações da modalidade Pesquisa-Ação. Em alguns momentos, dados foram quantificados e apresentados em gráficos, para maior clareza das descrições. O trabalho prático foi feito com uma turma de terceira série, composta por 29 crianças, 13 delas meninas e 16 meninos. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada, antes e depois da intervenção pedagógica, além da descrição de acontecimentos no diário de campo. Durante dois semestres letivos, os alunos dessa escola participaram de aulas, de acordo com o projeto pedagógico denominado Oficinas do Jogo. Ao final dos trabalhos, professores, coordenadora pedagógica, pesquisadores e diretora testemunharam melhoras acentuadas no rendimento escolar dos alunos e nos acontecimentos da escola. O quanto isso se deveu às aulas de Educação Física? Qualquer esforço de quantificação não passaria de exercício vão de desvendamento da realidade. A nosso favor só podemos declarar segundo depoimentos que foi após a iniciativa de inclusão das Oficinas do Jogo que a escola apresentou, significativas melhoras. Os resultados são animadores, na medida em que as crianças, além de demonstrar enriquecer seus conhecimentos específicos de Educação Física, aprendem com mais facilidade conteúdos de sala de aula, provavelmente porque as práticas das Oficinas do Jogo fortalecem elementos básicos da aprendizagem tais como a imaginação, o pensamento, as expressões corporais e a sociabilidade, entre outros.