Resumo

Durante um ano, de acordo com as técnicas da modalidade Pesquisa-ação
de pesquisa, acompanhamos um grupo de crianças de uma escola pública
de um bairro economicamente empobrecido, em zona de alto risco de
criminalidade, de Florianópolis. Esses alunos de primeira série do ensino
fundamental apresentavam desenvolvimento bastante precário em vários
sentidos quanto à escolaridade, entre outras coisas, incapazes de ler e
escrever. Realizamos aulas de acordo o projeto Oficinas do Jogo, no qual
um grupo de estudos feitos na faculdade de educação física da Universidade
do Estado de Santa Catarina realiza pesquisas sobre as possibilidades de
uma pedagogia lúdica. Sabendo que um dos grandes problemas da
pedagogia escolar é a falta de atenção dos alunos, preparamos um cenário
com materiais recicláveis, que torna a aula bonita. A beleza torna-se uma
referência, chama a atenção, mantém a concentração das crianças. O motor
das atividades é o jogo. Sugerimos temas de jogos que tenham a ver com a
vida dos alunos. Além dos jogos tradicionais, sugerimos jogos de construção
que envolvem a casa, o bairro, a cidade dos alunos. Para realizá-los, os
alunos conversam inicialmente com a professora, imaginando a construção.
Em seguida realizam a construção. Depois falam sobre ela com a professora.
O próximo passo é desenharem e escreveram a respeito do que fizeram.
Por último, voltam ao bairro para observá-lo após as vivências. Ou seja,
em diversos momentos, colocam as coisas de suas vidas no jogo e podem
ver tudo isso tomando distância delas, fator de tomada de consciência.
Todas as aulas foram anotadas num diário de campo, fotografadas e
filmadas. Os dados foram analisados de acordo com as técnicas de Pesquisaação. Os resultados mostraram considerável desenvolvimento nos aspectos
motor, intelectual, afetivo, moral, social e estético. Por exemplo, todos os
sujeitos da pesquisa foram capazes, ao final da experiência, de escrever
uma página de texto. No início dos trabalhos eram incapazes de ler e de
escrever. Portanto, o objetivo maior do projeto, que é o de fortalecer os
instrumentos de assimilação dos alunos, foi atingido. Esse é um trabalho
que se insere num projeto maior, chamado Oficinas do Jogo, que prossegue
nessa escola mencionada e em diversas outras.

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