Oficinas TerapÊuticas Para Cuidadores de Idosos com DemÊncia. AtuaÇÃo da Enfermagem no Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da Uff
Por Selma Petra Chaves S. (Autor), Miriam da Costa Lindolpho (Autor), Rosimere Ferreira Santana (Autor), Paula Angelo Ferreira (Autor), Isabela Saiter Santos (Autor), Priscilla Alfradique Erenata Cristina da Silva Bastos (Autor).
Resumo
A demência provoca dependência e sofrimento para idosos, cuidadores e familiares. Pensando nas necessidades desses cuidadores, foi desenvolvido, no “EPIGG/UFF”, um grupo de suporte e orientação aos cuidadores de idosos com demência, que, através de oficinas, busca tirar dúvidas e informar sobre o cuidado. Aqui, nosso objetivo é descrever algumas oficinas realizadas com os cuidadores. Trata-se de um estudo descritivo de sete oficinas terapêuticas e, como campo de pesquisa, foram usadas as dependências do Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF, em Niterói, RJ. Entre as oficinas realizadas serão descritas: higiene corporal; cuidados com a pele; medicações; dependência; segurança do ambiente; despertar para o lazer e self – figuras projetadas. Durante as reuniões, são abordados assuntos e vivências e percebe-se que, quanto maior a convivência dos cuidadores entre si e com os profissionais, maior é o conhecimento, o interesse pelo assunto e a estabilidade do grupo. Há relatos como “aqui me sinto bem” ou “esse grupo me ajuda muito”. Conclui-se que os cuidadores precisam amenizar suas dúvidas e ter um tempo só para si. Assim, as oficinas terapêuticas surgem como um mecanismo de apoio, orientação e informação, além de proporcionar qualidade de vida e troca de experiências entre os sujeitos e a equipe.