Ofício do historiador: notas sobre o trabalho de investigação arquivística
Por Pedro de Oliveira Milagres (Autor).
Em XIII Seminário oo CEMEF / III Encontro do gtt Memórias Da Educação Física E Esportes
Resumo
O presente relato tem por objetivo elucidar experiências no trabalho de investigação arquivística e os achados obtidos na pesquisa de doutorado intitulada Educação do corpo na instrução pública de São Paulo: organização e circulação de modelos pedagógicos (1890- 1919). Trata-se de experiências produzidas no primeiro movimento de coleta de fontes, realizado entre os dias 1º e 5 de julho de 2024, no Arquivo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), localizado na cidade de São Paulo/SP, e, posteriormente, no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). Esse ofício elucidado compõe a operação de redistribuição cultural, cujo primeiro gesto consiste em separar indícios, a fim de construir novos documentos para a pesquisa (CERTEAU, 2015). O OFÍCIO O projeto que deu início à busca por fontes2 objetivou investigar o higienismo na Escola Caetano de Campos, com o recorte de 1890 a 1930. Nesse intuito, foi solicitada aconsulta de uma extensa lista de caixas, iniciando pelos relatórios administrativos para captar a organização institucional. Projetou-se, no próximo passo, adentrar no núcleo principal da investigação, que consistia em nove caixas (intituladas “Dossiês didáticos”), contendo biografias de higienistas e questões relacionadas à higiene. Diferente do esperado, identificou-se que os compilados de registros eram, quase em sua totalidade, documentos da segunda metade do século XX, o que comprometeu a execução do projeto. Com isso, o segundo dia da coleta foi marcado por um sentimento de frustração e angústia. Além de informar o ocorrido ao orientador, Edivaldo Góis Junior, solicitei uma conversa com Diógenes Lawand – um dos responsáveis pelo arquivo – e com Ariadne Lopes Ecar, bolsista de treinamento técnico que frequentava o local, a fim de repensar a busca pelos indícios. A conversa me levou a elaborar uma segunda ideia para o projeto: captar os indícios referentes à educação do corpo, proposta que foi apoiada pelo meu orientador. O terceiro e o quarto dia foram destinados à leitura de periódicos – Revista de Ensino e A Eschola Publica. A busca por referências ao corpo e aos gestos nesses documentos se mostrou frutífera e permitiu entrelaçamentos com o arranjo da Escola. Com isso, priorizou-se a nova ideia de projeto, o que ajudou a superar os sentimentos negativos no trabalho de arquivo.