Oito Semanas de Intervenção Coordenativa é Capaz de Modular a Variabilidade da Frequência Cardíaca em Idosos?

Por: André Brito Carvalho, Cleuber Souza Gonçalves, Etevaldo Dantas Coelho Júnior, Fernando de Aguiar Lemos, Graciano Joan Xavier de Lima, Juliana Moreira Paes Landim, Lorenna Walesca de Lima Silva e Natalia Batista Albuquerque Goulart Lemos.

Journal Of Physical Education - v.31 - n.1 - 2020

Send to Kindle


.Resumo

Diversas intervenções têm sido relatadas na literatura com intuito de modular o comportamento da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) em idosos. Entretanto a maioria deles são focados em capacidades físicas condicionantes. Pouco se sabe sobre os efeitos que um treinamento coordenativo estruturado em circuitos pode promover na VFC de idosos. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de 8 semanas de uma intervenção coordenativa sob aspectos autonômicos de idosos. 26 sujeitos foram divididos em dois grupos. Um grupo (N=13) com Abordagem Coordenativa em Circuito (GACC) e outro grupo (N=13) que realizou Caminhada Recreacional (GCR). Para a mensuração da VFC foi utilizado um cardiofrequencímentro. Para avaliação motora foi utilizado um Circuito Motor Modelo que consistiu em 8 exercícios de coordenação. Para avaliação da aptidão física funcional foi utilizada a bateria de Fullerton. Após 8 semanas de intervenção tanto as variáveis da VFC como as variáveis motoras não diferiram entre os grupos. Porém quando observado os momentos pré e pós intervenção foi encontrado, apenas no GCR um aumento na variável High Frequency, 5 minutos após Circuito Motor Modelo. Nossos resultados indicaram que oito semanas de uma intervenção coordenativa não foi suficiente para gerar alterações no comportamento da VFC dos idosos.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46491

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.