Olhares sobre um programa de aptidão física em Educação física para a promoção de hábitos ativos
Por Mafalda Silva (Autor), Amândio Graça; Paula Batista (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Os atuais avanços tecnológicos têm favorecido e facilitado a adoção de estilos de vida sedentários, especialmente de crianças e adolescentes (Keating et al., 2018). De acordo com Froberg (2014), o sedentarismo tende a aumentar com a idade, pelo que é fulcral promover intervenções, desde cedo, com o intuito de prevenir comportamentos sedentários. Neste sentido, a escola é um ótimo veículo para a promoção do exercício físico e da saúde (Harris et al., 2018), especialmente a Educação Física (Peralta et al., 2020). Destaque-se que, no contexto escolar, o foco deve ser o de criar estilos de vida saudáveis para a vida, fornecendo as ferramentas necessárias para mais e melhor envolvimento dos alunos no exercício físico de forma autónoma, seguindo uma perspetiva salutogénica. Por salutogénese entendese que a saúde pode ser construída de diferentes formas e não apenas pela ausência de doença (Quennerstedt, 2008), focando-se na constante procura de bem-estar. Face ao exposto, este estudo visou captar as opiniões de três professores estagiários, um professor cooperante e alunos de três turmas do ensino secundário, numa escola do grande Porto, que estiveram envolvidos num programa de aptidão física ao longo do ano letivo no contexto da Educação Física, em relação aos benefícios e aderência ao exercício físico. O professor cooperante e os professores estagiários participaram em constantes ciclos de planeamento, ação, observação e reflexão sobre o processo com a orientadora da faculdade e uma estudante de doutoramento. Foram efetuadas entrevistas individuais e de grupo focal aos estagiários, individuais ao professor cooperante e de grupo focal aos alunos, sendo os dados analisados recorrendo a procedimentos de análise temática (Patton, 2002). Os resultados preliminares indicam: 1) melhoria dos níveis de aptidão cardiorrespiratória e muscular; 2) adesão e relação positiva com o exercício físico dentro e fora do contexto escolar; 3) criação de hábitos de vida saudáveis para o futuro; 4) envolvimento da família na prática. A Educação Física pode e deve ser um momento de aprendizagem para o futuro dos alunos, nomeadamente ao nível da promoção de hábitos de vida saudáveis.