Olimpíada do Colégio de Aplicação da Ufrgs
Por Marinês Matter de Souza (Autor), Carlos Adelar Balbinotti (Autor), Hannah Aires (Autor), Janice Zarpellon Mazo (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza uma competição esportiva, destinada aos alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, faz quase quatro décadas. O evento, denominado “Olimpíada do Colégio de Aplicação” (OCA) passou a fazer parte do calendário escolar e durante sete dias é a única atividade no CAp. Objetivo: O presente estudo buscou averiguar qual o modelo de competição vigente na OCA da UFRGS. Metodologia: Além da revisão bibliográfica sobre o assunto pesquisado, foram entrevistados cinco professores de Educação Física do CAp da UFRGS e coletados os regulamentos da competição e outros documentos. Tais informações foram submetidas à análise temática de conteúdo. Resultado: A análise das informações indicou que a despeito de adaptações em algumas modalidades esportivas disputadas pelos alunos do sexto e sétimo ano, percebe-se resquícios de um modelo de competição de adulto. Todavia, com relação aos alunos do oitavo ano ao terceiro ano do ensino médio, o uso do modelo de competição de adulto é notório. Conclusões: Considera-se que os professores de Educação Física, organizadores da OCA, devem ampliar a co-participação dos alunos em todo o processo da competição. À vista disso, recomenda-se que o regulamento da OCA apresente um modelo que possibilite infinitas aprendizagens aos alunos como, por exemplo, vivenciar a derrota e a vitória, respeitar os adversários dentre outros. Portanto, qualquer competição esportiva que for ofertada sendo para crianças ou jovens deve-se ter cautela, priorizando que a atividade competitiva tenha um caráter mais pedagógico possível.