Resumo

Introdução: O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza uma competição esportiva, destinada aos alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, faz quase quatro décadas. O evento, denominado “Olimpíada do Colégio de Aplicação” (OCA) passou a fazer parte do calendário escolar e durante sete dias é a única atividade no CAp. Objetivo: O presente estudo buscou averiguar qual o modelo de competição vigente na OCA da UFRGS. Metodologia: Além da revisão bibliográfica sobre o assunto pesquisado, foram entrevistados cinco professores de Educação Física do CAp da UFRGS e coletados os regulamentos da competição e outros documentos. Tais informações foram submetidas à análise temática de conteúdo. Resultado: A análise das informações indicou que a despeito de adaptações em algumas modalidades esportivas disputadas pelos alunos do sexto e sétimo ano, percebe-se resquícios de um modelo de competição de adulto. Todavia, com relação aos alunos do oitavo ano ao terceiro ano do ensino médio, o uso do modelo de competição de adulto é notório. Conclusões: Considera-se que os professores de Educação Física, organizadores da OCA, devem ampliar a co-participação dos alunos em todo o processo da competição. À vista disso, recomenda-se que o regulamento da OCA apresente um modelo que possibilite infinitas aprendizagens aos alunos como, por exemplo, vivenciar a derrota e a vitória, respeitar os adversários dentre outros. Portanto, qualquer competição esportiva que for ofertada sendo para crianças ou jovens deve-se ter cautela, priorizando que a atividade competitiva tenha um caráter mais pedagógico possível.

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