Resumo

O objetivo desta dissertação foi compreender as sentidos e significados desencadeados nos professores e alunos a partir de uma proposta pedagógica ressignificada das Olimpíadas Escolares de Ijuí/RS, em uma perspectiva de formação humana, a partir das práticas corporais de futsal na grama e de aventura na natureza, ambas integradas ao processo formativo escolar. É uma pesquisa descritiva com delineamento de estudo de campo, de abordagem qualitativa, cujos sujeitos são alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e professores de educação física de escolas municipais de Ijuí, que participaram das Olimpíadas Escolares - edição 2019, nas modalidades de futsal na grama e práticas corporais de aventura na natureza. As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas anualmente pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí/RS, coordenada por 03 professores de educação física nomeados, e com a colaboração dos demais professores de educação física das redes públicas municipais e estaduais deste município que atuam diretamente nas escolas. Os dados foram coletados através de entrevistas, observações, diário de campo, registros fotográficos e filmagens. Os resultados obtidos com os sujeitos desta investigação evidenciaram a importância de se dar oportunidade de participação a todos os alunos em competições escolares como parte do processo de aprendizagem constituído ao longo das aulas de educação física.

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