Onde Há Fumaça, Há Fogo! Educação Física, Formação e Perspectiva
Por Lucas de Andrade Carvalho (Autor), Ronnie Fonseca Barbosa (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 16, n 1, 2020. Da página 179 a 185
Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar alguns dados que nos sugerem questões pertinentes em relação à formação acadêmica em Educação Física (EF) diante do novo cenário do Ensino Superior. A indústria do lazer e do entretenimento constitui uma área em desenvolvimento, que tem gerado emprego, renda, investimentos e tem despertado o interesse de diversos grupos da esfera pública e privada. Paralelamente à isso, há um crescimento vertiginoso de cursos de formação na área que seguem a lógica mercantilista e portanto, baseados em obtenção de lucros que de longe, não significam uma preocupação com um ensino de qualidade. Como procedimento metodológico, foi realizada revisão bibliográfica, caracterizando um tipo de análise que corresponde às pesquisas qualitativas. Podemos considerar que o grande número de vagas no ensino superior e a qualidade duvidosa dos cursos, principalmente de EaD, não possibilitem a inserção de muitos profissionais ao mercado de trabalho, que possivelmente não consegue absorver esse número de graduados, com qualidade e elevação de status profissional.
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