Ono, Oh Yes! Um Tensai (genio) na A-league, Made In Japan
Por Brent Mcdonald (Autor), Jorge Dorfman Knijnik (Autor).
Em The International Journal of The History of Sport, n 1, 2019.
Resumo
Em 2005, a Federação de Futebol da Austrália (FFA) lançou sua mais recente tentativa de criar uma liga de futebol profissional masculina na Austrália, a A Hyundai A-League. A nova competição teve como objetivo distanciar-se da antiga Liga Nacional de Futebol, que era baseada em clubes afiliados etnicamente e, ao fazê-lo, apelar a um mercado maior e mais mainstream. A formação da A League também coincidiu com o alinhamento da Austrália com a Confederação Asiática de Futebol para a qualificação para a Copa do Mundo e campeonatos desta regiao Estrategistas ambiciosos da FFA previam que o futebol fosse um veículo para facilitar os vínculos econômicos, culturais e políticos com a Ásia no que foi denominado o "Século Asiático". No entanto, enquanto as equipes aumentaram seus escretes com jogadores internacionais, houve uma notável falta de jogadores da Ásia. Neste artigo, nos concentramos no internacional japonês Shinji Ono, uma contratacao extraordinaria o para o Western Sydney Wanderers (WSW) em 2012, que sem dúvida se tornou a primeira celebridade esportiva "asiática" na Austrália. Seu impacto na A League é considerado tanto para os fãs da WSW quanto para o marketing da liga em geral. Carinhosamente conhecido como tensai (gênio), Ono incorporou características que o marcaram como um japonês tradicional e capturaram a imaginação dos fãs de futebol australianos como poucos outros jogadores.