Opinião de alunos do ensino fundamental sobre a inserção do skate nas aulas de educação física
Por Claudio Alexandre Celestino (Autor), Camila Eloisa Quintana (Autor), Caroline Ferraz Simões (Autor), Érica Rigolin (Autor), Augusto Perego (Autor), Giuliano Gomes de Assis Pimentel (Autor).
Resumo
Introdução: Em função de pesquisas do Grupo de Estudos do Lazer sobre demanda potencial para a atividade de aventura, foi evidenciada a carência de propostas e de iniciativas públicas para oferta dessa prática. Visando atender parte dessa demanda potencial, no ano de 2010, o Grupo de Estudos do Lazer, da Universidade Estadual de Maringá, em parceria com a Escola Estadual Professor Francisco José Perioto, da cidade de Mandaguaçu-PR, realizou aulas de iniciação ao Skate. Objetivo: Identificar a percepção de alunos de 7ª série sobre a prática do skate como conteúdo escolar. Métodos: O estudo caracterizou-se como exploratório. Foram realizadas aulas para 26 alunos da 7ª série do ensino fundamental, com idades entre 12 e 18 anos. Foram realizadas aulas com conteúdo teórico-práticos, realizadas durante três semanas, com carga horária semanal de cinco horas. Ao final das aulas foi aplicado um questionário semi-estruturado contendo um total de oito questões. Para análise foram utilizadas apenas as questões sobre como os alunos dessa faixa etária classificam a prática do skate (opções: esporte, atividade de aventura, jogo ou brincadeira), e se o skate deve fazer parte do conteúdo escolar. Resultados: Após tabulação, 73% classificam o skate como esporte, 19% como atividade de aventura, 4% como jogo e 4% como brincadeira. Em relação se o skate deve fazer parte do conteúdo escolar, 100% dos alunos julgam importante sua aplicação nas aulas de Educação Física. Conclusão: Podemos concluir que o skate é visto predominantemente como um esporte pelos alunos, havendo uma visão complementar ligando-o à aventura. Após a experimentação nas aulas de Educação Física, o skate escolar, na visão dos alunos, tornou-se uma possibilidade.