Resumo

Os alunos do Ensino Médio possuem uma visão já construída em relação à disciplina Educação Física e à prática de atividades físicas na escola. Suas atitudes, opiniões e expectativas são oriundas de experiências vividas no Ensino Fundamental, como também de informações passadas por professores, familiares e amigos. Dependendo de como forem transmitidas essas considerações em relação à disciplina, os alunos se mostrarão receptivos ou não à sua prática. É comum observarmos alunos reclamarem do comportamento de alguns professores que zombam dos alunos mais obesos ou privilegiam os que possuem maior destreza motora. Atestados falsos, dores e outras artimanhas são também utilizadas por aqueles que não valorizam a disciplina na escola. Mas existe também o outro lado da moeda, alunos que se mostram satisfeitos e tecem elogios não só à Educação Física escolar, como também aos seus professores. Tendo em vista esta realidade, o estudo foi elaborado com o objetivo geral de analisar as opiniões e expectativas dos alunos do Ensino Médio, acerca da disciplina Educação Física na escola, fazendo um entrelace com as relações de gênero. Os objetivos específicos visaram identificar, através das respostas dos alunos, quais são as suas opiniões e expectativas em relação à disciplina Educação Física, qual a importância da mesma para as suas vidas; desvelar o que os alunos definem uma boa aula e, ao mesmo tempo, analisar sobre eles o que pensam sobre elas; verificar se existem diferenças entre as opiniões e expectativas, de acordo com o sexo dos respondentes. Identificar o que tem de bom ou ruim, e o que mais os motiva a participar das aulas. A metodologia foi de natureza qualitativa. A amostra foi composta de 50 adolescentes de ambos os sexos que freqüentam regularmente o Ensino Médio do CIEP 048 Djalma Maranhão, localizado no Município de Itaguaí-RJ. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista’ a partir de um questionário constituído de perguntas de ordem pessoal e, suas respostas foram analisadas através da estratégia da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os alunos gostam da disciplina, para eles a prática melhora a saúde e as aulas são teóricas e práticas, com grande ênfase nos esportes. A didática do professor e a parte pedagógica da aula são os fatores que, na opinião deles, fazem as aulas serem boas. O que tem de bom nas aulas são as atividades em geral, e o ruim são as atitudes negativas dos professores e dos alunos, mas a maioria disse que não existe nada de ruim nas aulas. Os alunos se mostraram satisfeitos com a disciplina na escola; a prática de atividades, o movimento consciente, o incentivo dos profissionais de ensino ficaram evidentes dentro do ambiente escolar. O que mais os motiva é o gosto pelas atividades em geral e para eles existe diferença de comportamento entre alunos de sexos diferentes durante as aulas.

Acessar