Resumo

Estudos com deficientes mentais tem mostrado que um "período de atraso" (intervalos de tempo em segundos) no decorrer de uma rotina oferece oportunidades de aprendizagem de resposta de comunicação. No presente estudo, o procedimento de oportunidade de resposta seguida por modelo foi adaptado para utilização em crianças com história de fracasso escolar, visando a superação de dificuldade na aprendizagem de leitura. Os sujeitos foram 9 alunos (Quatro no Experimento I e Cinco no Experimento II), repetentes no mínimo duas vezes, que tinham dificuldades na leitura de sílabas complexas (por exemplo: dígrafos, encontros consonantais, etc.). Foram utilizados livros infantis graduados em termos de dificuldade. O experimentador sentava-se ao lado do sujeito enquanto este lia a estória; se o tempo que o aluno levava para ler ultrapassasse cinco segundos (ou se o aluno lesse incorretamente uma palavra), o experimentador falava a palavra, pedindo para o aluno repetir. Todos os sujeitos mostraram um aumento acentuado na leitura correta e uma diminuição progressiva do número de intervenções por parte do experimentador. Além disso, o tempo necessário para completar a leitura da estória diminuiu e os sujeitos demonstraram melhora na compreensão da estória lida. A eficácia do procedimento pode ser devida à oportunidade proporcionada para o sujeito apresentar o desempenho de leitura num contexto não punitivo, com disponibilidade de dicas ou modelos e correções apenas quando se faziam necessárias.

Acessar