Organização de eventos esportivos como um método de avaliação na educação física escolar do ensino médio

Por Jaqueline da Silva (Autor), Allana Alencar (Autor), Juliana da Silva (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2023 . páginas 184 - 197

Resumo

As estratégias metodológicas, entendidas como determinantes para o alcance dos objetivos e dos conteúdos estabelecidos, necessitam envolver fundamentos teórico-metodológicos e didáticos (HAYDT, 2006), demonstrando concepções de Educação e Educação Física dos professores. Além disso, precisam indicar a previsão das ações de organização, comunicação (explicação, demonstração, ilustração) e experimentação (repetição, correção, progressão) dos conteúdos (BENTO, 1996). Nesse sentido, entende-se que a avaliação em Educação Física serve tanto para os professores refletirem suas escolhas, estratégias e práticas pedagógicas quanto para os alunos tomarem consciência de suas conquis-tas, necessidades e possibilidades decorrentes do processo de ensino-aprendizagem.