Organização Hierárquica de Um Programa de Ação na Aquisição de Habilidades Gráficas em Crianças Ii
Por Go Tani (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor), Dalton Lustosa de Oliveira (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A hipótese de um programa de ação organizado hierarquicamente foi investigada em crianças. A utilização da tarefa motora de reprodução de um padrão gráfico sobre uma placa gráfica Quora Cordless, modelo QC-A4 da TDS Card-Grafics, com uma caneta sensitiva à pressão, tem possibilitado medidas de performance que reflitam os níveis macroscópico e microscópico do programa de ação. Participaram da pesquisa 43 crianças com idade média de 10,6 anos (SD=0,74), distribuídas em três grupos (GEST, GVEL e GTAM). O delineamento experimental constou de três fases: aquisição, transferência e retenção, nas quais foram executadas 100, 20 e 20 tentativas, respectivamente. Todos os grupos executaram o mesmo padrão gráfico durante as fases de aquisição e de retenção, e na fase de transferência as seguintes modificações na tarefa foram efetuadas: GVEL (a velocidade no padrão gráfico), GEST (a estrutura da tarefa foi modificada) e GTAM (a dimensão do padrão gráfico foi modificada). Utilizou-se como medidas da macro-estrutura do programa de ação a variabilidade do seqüenciamento e do tempo relativo de pausa, e como medida de micro-estrutura a variabilidade do tempo total de pausa. Os dados foram agrupados em blocos de dez tentativas, e realizou-se uma ANOVA {one watf com o último bloco da fase de aquisição e com os dois blocos das fases de transferência e de retenção, para cada grupo experimental. Os resultados referentes às medidas de macroestrutura confirmaram a hipótese, mas o mesmo não ocorreu com a medida de micro-estrutura.