Orientação Motivacional de Estudantes do Ensino Médio Técnico Federal nas Aulas de Educação Física
Por Leonardo da Silva Santos (Autor), Fabio Brum (Autor), José Henrique dos Santos (Autor).
Resumo
Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar.
REFERÊNCIAS
AMES, Carole; ARCHER, Jennifer. Achievement goals in the classroom: students’ learning strategies and motivation processes. Journal of Educational Psychology, v. 80, p. 260-267, 1988.
ANISZEWSKI, Ellen; HENRIQUE, José; OLIVEIRA, Aldair José; ALVERNAZ, Aline; VIANNA, José Antônio. A (Des) motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, p. 1-11, 2019.
BETTI, Mauro. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para quê. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 2, n. 13, p. 282-287, 1992.
BORTOLI, Laura; BERTOLLO, Maurizio; COMANI, Silvia; ROBAZZA, Claudio. Competence, achievement goals, motivational climate, and pleasant psychobiosocial states in youth sport. Journal Of Sports Sciences, [S.L.], v. 29, n. 2, p. 171-180, jan. 2011.
BRAITHWAITE, Rock; SPRAY, Christopher; WARBURTON, Victoria. Motivational climate interventions in physical education: a meta-analysis. Psychology of Sport and Exercise, v. 12, p. 628-638, 2011.
CO-AUTORES, 2019.
SÁNCHEZ, Manuel Castro; MARTÍNEZ, Asunción; CUBEROS, Ramón Chacón; GARCÉS, Tamara Espejo. Clima motivacional de los adolescentes y su relación con el género, la práctica de actividad física, la modalidad deportiva, la práctica deportiva federada y la actividad física familiar. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, RICYDE, v. 12, n. 45, p. 262-277, 2016.
CHICATI, Karen Cristina. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Journal of Physical Education, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000.
COPETTI, Fernando; FONSECA, Paulo Henrique Santos; SOUZA, Marco; SOUZA, Adriano. Identificação às metas de orientação no questionário sobre percepção de sucesso no esporte. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 16, n. 2, p. 139-144, 2005.
CRATTY, Bryant. J. Psicologia no esporte. 2. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil Ltda., 1984.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não participantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
DISHMAN, Rod. Advances in exercise adherence. Illinois: Human Kinetics Champaign, 1994.
DUDA, Joan. Motivation in sport settings: a Goal Perspective Approach. In: ROBERTS, G. C. (eds.). Motivation in Sport and exercise. Illinois: Human Kinetics Books, 1992. p. 57-91.
FERNANDES, Helder; VASCONCELOS, José Jacinto Branco. Análise factorial confirmatória do TEOSQp. Psicologia: reflexão e crítica, v. 30, n. 1, p. 92-101, 2010.
GRANERO-GALLEGOS, Antonio; BAENA-EXTREMERA, Antonio; GOMEZ-LOPEZ, Manoel; ABRALDES, Abraldes. Estudio psicométrico y predicción de la importancia de la educación Física a partir de las orientaciones de meta (“Perception of Success Questionnaire – POSQ”). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 27, n. 3, p. 443-451, 2014.
GRANERO-GALLEGOS, A. et al. Metas sociales, clima motivacional, disciplina y actitud del alumno según el docente. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, v. 16, n. 64, p. 649-666, 2016.
HIROTA, Vinicius Barroso; MARCO, Ademir. A influência da orientação motivacional durante o treinamento de atletas iniciantes no tênis de campo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 10, n. 2, p. 11-20, 2011.
JAITNER, David; RINAS, Raven; BECKER, Christoph; NIERMANN, Christina; BREITHECKER, Jennifer; MESS, Filip. Supporting subject justification by educational psychology: a systematic review of achievement goal motivation in school physical education. Frontiers in Education, v. 4, p. 1-25, 2019.
LOCHBAUM, Marc; ZAZO, Ricardo; CETINKALP, Zisan Kazak; WRIGHT, Taylor; GRAHAM, kara-Aretha. A meta-analytic review of achievement goal orientation correlates in competitive sport: a follow-up to Lochbaum et al. (2016). Kinesiology, v. 48, n. 2, p.159-173, 2016.
MATOS, Naira Rocha; BRASILEIRO, Geisa Silva; ROCHA, Rodolfo Teixeira; NETO, Jorge Lopes Cavalcante. Discussão de gênero nas aulas de educação física: uma revisão sistemática. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 261-277, maio 2016.
NETO, Alvaro Rego; CRUZ, Ronaldo Pimenta; SALGADO, Silmone Silva; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Evasão escolar e o desinteresse dos alunos nas aulas de Educação Física. Pensar a Prática, v. 13, n. 2, p. 1-15, 2010.
NICHOLLS, Jhon. Achievement motivation: conceptions of ability, subjective experience, task Choice, and performance. Psychological Review, v. 91, n. 3, p. 328-346, 1984.
PAPAIOANNOU, Athanasios; SIMOU, Theofanis; KOSMIDOUA, Evdoksi; Dimitrios; MILOSIS, Nikolaos; TSIGILIS, Nikolaos. Goal orientations at the global level of generality in physical education: their association with self-regulation, affect, beliefs and behaviours. Psychology of Sport & Exercise, n. 10, p. 466-480, 2009.
ROBERTS, Glyn; TREASURE, Darren; BALAGUÉ, Gloria. Achievement goals in sport: The development and validation of the Perception of Success Questionnaire. Journal of Sport Sciences, v. 16, p. 337-347, 1998.
RUBIO, Irene; SUÁREZ, Nuria Rodriguez; GRANERO-GALLEGOS, Antonio; Orientaciones de meta de los jóvenes escolares del Colegio el Buen Pastor de Murcia. Espiral, Cuadernos del Profesorado, v. 4, n. 8, p. 13-21, 2011.
RUIZ-JUAN, Francisco; PIÉRON, Maurice. Orientaciones de meta en Educación Física y nivel de actividad físico-deportiva en estudiantes mexicanos. Universitas
Psychologica, v. 12, n. 1, p. 235-247, 2013.
SANTOS, Josivana Pontes; MENDONÇA, João Guilherme Rodrigues; BARBA, Charides Henrich; FILHO, Josué José Carvalho; BERNALDINO, Elizangela Souza; FARIAS, Edson Santos; SOUZA, Orivaldo Florencio. Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, p. 1-12, 2019.
THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Sthepen . Métodos de pesquisa em atividade física. Tradução (Ricardo Demétrio de Souza Petersen). 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
TREASURE, Daren; ROBERTS, Glyn. Students’ Perceptions of the motivational climate, achievement beliefs, and satisfaction in physical education. Research Quarterly for Exercise and Sport, n. 72, p. 165-175, 2001.
VALENTINI, Nadia; RUDISILL, Mary. Effectiveness of an inclusive mastery climate intervention on the motor skill development of children. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 21, p. 285–294, 2004.
VALENTINI, Nadia; RUDISILL, Mary. Goal orientation and mastery climate: a review of contemporary research and insights to intervention. Estud. Psicol., Campinas, v. 23, n. 2, p. 159-171, june 2006 .
VILLODRE, Nestor Alonso; GALINDO, Celestina Martínez; MURCIA, Juan Antonio; GIMENO, Eduardo Cervelló. Relación del género del alumno y el tipo de centro con la motivación, disciplina, trato de igualdad y estado de flow en educación física. VCI d. EF e. Interculturalidad, n. 1, p. 1-33, 2005.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Cumulative number of reported probable cases of severe acute respiratory syndrome (SARS). 2020. Disponível em: http://www.who.int/csr/sars/country/en/; Acesso em: 07 set. 2021.