Resumo

O tratamento do diabetes envolve quatro pilares: tratamento medicamentoso, orientação nutricional, prática de atividade física (AF) e Educação em Diabetes. Apesar da AF ser um pilar fisiologicamente hipoglicemiante, há uma maior resistência das pessoas com diabetes tipo 2 (DM2) aderir a prática de AF como parte do tratamento. Nossa hipótese é que com a intervenção de uma equipe multiprofissional a aderência a AF como parte do tratamento e o controle metabólico apresentarão resultados positivos para um bom controle do DM2, diminuindo assim o risco para complicações crônicas do diabetes. Objetivo: Examinar se através da intervenção de uma equipe multiprofissional há aumento no nível de AF entre homens e mulheres com DM2 e melhora no controle glicêmico através dos níveis de hemoglobina glicada (HbA1c). Metodologia: Participaram deste estudo 65 pessoas com DM2 que receberam atendimento pelo período de 12 meses de uma equipe multiprofissional (Endocrinologia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Educação Física) através do Programa Diaverum Diabetes Care. Na Educação Física, além da aplicação do IPAQ, receberam também orientação para o aumento e/ou manutenção da AF. Critérios de inclusão: homens e mulheres com DM2, que não tenham impedimento para a prática de atividade física/exercício físico e que tenham recebido ao menos 2 atendimentos da Educação Física no período do Programa. Resultado: A análise dos dados se refere a informação de 65 pacientes com DM2, idade 66 (± 10,7) anos, 60% (39) não insulinodependente e 40% (26) insulinodependente, com HbA1c inicial de 7,9% (±1,5) e que passaram em 4,4 (±1,5) consultas com a Educação Física durante o período de intervenção. Destes, 41,5% (27) mulheres, idade 69,6 (±9,9) anos e 58,5% (38) homens, idade 63,5 (±10,6) anos. Para a análise estatística foi utilizado SPSS – Statistical Package for Social Science, versão 21.0. A TABELA 1 apresenta os resultados do nível de atividade física e da hemogloblina glicada ao final do período de 12 meses do Programa Diaverum Diabetes Care.

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