Origem e Evolução da Educação Fisica

Parte de Da Educação Física . páginas 33

Resumo

Bem que a educação física, tal qual é estudada sob seus múltiplos aspectos, seja essencialmente, no seu molde técnico, uma assistência moderna à mocidade, em geral, um programa de finalidades educa-tivas e sociais e de fundamentos científicos, é interessante e utilíssimo, contudo, procurar-lhe o germe, a idéia primeira desta "nova forma de educação" e a linha de desenvolvimento dos exercícios físicos através da história.

Evidentemente, nota Brereton, os exercícios físicos não são uma ocu-pação primordial, mas derivada. "O transbordamento da alegria, que resultava da pesca, da caça feliz e de outras ocupações primitivas do homem, manifestava-se por danças e representações dramáticas rudi-mentares, que, cristalizadas depois em cerimônias e jogos regulares, de-ram lugar mais tarde à transformação do treinamento físico em uma arte. É a fase primeira da educação física, que devia tornar-se moder 'lamente a ciência da saúde, do mesmo modo que a música e a dança tornara in-se urna arte, cada uma, para se desenvolverem depois em ciência".

A cultura física, com esta primeira feição de arte, em que atingiu a maior perfeição nos exercícios viris da efebia antiga, embora sem o espírito artístico e criador da educação grega, remontaria ao Egito, no entender de historiadores, escudados no testemunho da pintura antiga existente em. Beny-Has ou na Hetanomide, em que os exercícios de luta, reproduzidos com a firmeza característica de tôdas as produções da arte egípcia, não deixam pairar dúvida sôbre o gênero de combate, que o quadro representa.

Os chineses, porém, parece terem sido os primeiros a reconhecer todo o valor fisiológico e sanitário dos exercícios físicos. Desde 1698 o ongfou (a arte do homem, ou a arte da ginástica médica chinesa) louvava os exercícios, já apregoados por In-Kang-Chi e pelo fundador da dinastia dos Chang, transmitindo-nos as práticas dos bonzos, molda-das segundo. as conseqüências da teoria de Confúcio sôbre a unidade do ser humano. Na índia, lêem-se nos Vedas preceitos médicos sôbre o movimento, as fricções, as massagens e a maneira de respirar; e as leis de Manou consagram a prática déstes postulados higiênicos, que shanz-pooing nos evoca, rigorosamente exigidos pelo budismo.. 

Arquivo