Os 15 Anos da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física no Cinquentenário do Centro de Educação Física e Desportos da Ufsm
Por Gislei José Scapin (Autor), Gabriel Vielmo Gomes (Autor), Maristela da Silva Souza (Autor).
Resumo
Objetivamos descrever e situar a Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física durante seus 15 anos de existência no interior dos 50 anos do CEFD/UFSM. Em específico, descreveremos seus objetivos e seu histórico, bem como os pressupostos teóricos e pedagógicos que balizam suas atividades. Essas se constituem em consonância com a tríade universitária: pesquisa, extensão e ensino, à luz dos aportes teóricos do Materialismo Histórico e Dialético, da Pedagogia Histórico-Crítica, da Pedagogia Crítico-Superadora e da Cultura Corporal, no embate às proposições irracionalistas e relativistas das teses pós-modernas que permeiam a área na contemporaneidade. Nessa direção, as ações da Linha, manifestadas de maneira política e científica, comprometidas com valores socialistas, são capazes de transformação humana e social, pois o conteúdo dessa mudança alicerça-se no conhecimento científico objetivado numa nova prática social.
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Publicado
22-12-2020
Como Citar
Scapin, G. J., Gomes, G. V., & Souza, M. da S. (2020). Os 15 anos da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física no cinquentenário do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546448469
Edição
Dossiê CEFD 50 anos
Seção
Dossiê CEFD 50 anos
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