Resumo

Objetivamos descrever e situar a Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física durante seus 15 anos de existência no interior dos 50 anos do CEFD/UFSM. Em específico, descreveremos seus objetivos e seu histórico, bem como os pressupostos teóricos e pedagógicos que balizam suas atividades. Essas se constituem em consonância com a tríade universitária: pesquisa, extensão e ensino, à luz dos aportes teóricos do Materialismo Histórico e Dialético, da Pedagogia Histórico-Crítica, da Pedagogia Crítico-Superadora e da Cultura Corporal, no embate às proposições irracionalistas e relativistas das teses pós-modernas que permeiam a área na contemporaneidade. Nessa direção, as ações da Linha, manifestadas de maneira política e científica, comprometidas com valores socialistas, são capazes de transformação humana e social, pois o conteúdo dessa mudança alicerça-se no conhecimento científico objetivado numa nova prática social.

Referências

ANDERY, M. A.; SÉRIO, T. M. A prática, a história e a construção do conhecimento: Karl Marx. In: ANDERY, et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo/Rio de Janeiro: Espaço e tempo, 1999.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jun. 2020.

_____________. Decreto nº 69.450 de 1 de novembro 1971. Regulamenta o art. 22 da Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e a alínea "C" do art.40 da Lei n° 5.540, de 28 de novembro de 1968, e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/. Acesso em: 20 jun. 2020.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. 2ed. ver. São Paulo: Cortez, 2012.

ESCOBAR, M. O.. Coletivo de Autores: a Cultura Corporal em questão. In: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. – 3ª reimp., 2ª ed.rev.- Sao Paulo: Cortez, 2012.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

MARX, Karl. O Capital: Capítulo VI (inédito). São Paulo: LECH, 1978.

________. Contribuição à crítica da economia política. 2ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 3.reimp. São Paulo: Martin Claret, 2010.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42ªed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

_________. Educação: do senso comum à consciência filosófica. – 19. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SOUZA, M. Esporte Escolar: possibilidade superadora no plano da cultura corporal. São Paulo: Ícone, 2009.

SOUZA et.al. Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos da Educação Física (LEEDEF): o compromisso no processo de ensino, pesquisa e extensão na relação entre Educação Física e o Mundo do Trabalho. In SOUZA, M. S.; RIBAS, J. F. M.; CALHEIROS, V. C (orgs). Conhecimento em Educação Física: no movimento das mudanças, no mundo do trabalho. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

PDF

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Scapin, G. J., Gomes, G. V., & Souza, M. da S. (2020). Os 15 anos da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física no cinquentenário do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546448469

Edição

Dossiê CEFD 50 anos

Seção

Dossiê CEFD 50 anos

Licença

Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:

Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Acessar