Integra
Parece que foi apenas mais um dia e 50 anos se passaram. As imagens acontecem em alta velocidade. Há milhas e tenta resumir este 50º aniversário.
Tudo começou como um sonho, sonhado coletivamente durante 50 anos, sempre traduzido em ação. Mesmo sendo um centro de pesquisa, não privilegiamos o nosso Lattes em detrimento da aplicação prática que novos conhecimentos podem trazer para a comunidade. O desenvolvimento do Centro nos leva ao Tijucussu, antigo nome do São Caetano, clube que tinha como lema “Trabalhamos por um mundo melhor”; e que já em sua fundação traz o gênero da contracultura, já que está marcado para 13 de agosto com lua cheia.
Essa ideia de não aceitar o “status quo” marcou muitas de nossas ações investigativas. Se a política brasileira apoiou laboratórios altamente sofisticados, propusemos algo muito pouco ou nada sofisticado. Numa altura em que só falávamos de aeróbica, lançámos o teste de 40 segundos para medir a potência anaeróbica. Para a escala de esforço percebido de 6 a 20, sugerimos 0 a 10, mais condizente com a cultura brasileira. Quando a maturidade sexual foi determinada por observação direta, utilizou-se o método de autoavaliação. Numa altura em que se acreditava que o exercício intenso era a melhor forma de promover a saúde, adotámos a atividade moderada. Quando se dizia que só o exercício contínuo funcionava, divulgamos a importância do acúmulo. E quando quase todos diziam que a atividade física leve era inútil, mostramos que ela tinha um impacto fundamental na saúde. E seguindo esse perfil vanguardista lançamos Todo Passo Cuenta, Todo Movimento Cuenta e mais recentemente Todo Minuto Cuenta.
Inspiramos a fundação da Faculdade Brasileira de Ciências do Esporte; e lançamos duas revistas para o mundo acadêmico; Ciências do Desporto e Ciência e Movimento; e um para a população em geral, Buena Forma. Fomos convidados para palestrar nas principais conferências e instituições mundiais nos cinco continentes; mas organizamos 47 edições do Simpósio, que recebeu os mais destacados palestrantes do Brasil e do exterior.
Com o apoio do visionário Prof. José da Silva Guedes criou o Agita São Paulo, que com o apoio do Dream Team Brasileiro de Atividade Física e apoiado na nossa proposta de Gestão Móvel do Modelo Ecológico teve impacto nacional e internacional, o que levou a a criação da Rede de Atividade Física das Américas, RAFA-PANA e da Rede Agita Mundo, que criou e celebra o Dia Mundial da Atividade Física, que com o apoio do Comitê Editorial lançou o Manifesto para a Promoção da A Atividade Física no Pós-Covid está lançando neste Simpósio o livro Desafio do Agito. O efeito econômico do Agita foi reconhecido pelo Banco Mundial e seu impacto nas políticas públicas pela Organização Mundial da Saúde.
Poderíamos, e alguns dirão que deveríamos, continuar listando tantas ações, mas acho que valeria a pena parar aqui para refletir: como chegamos aqui? Sem dúvida, muitas pessoas e instituições foram companheiras nesta longa caminhada. Por exemplo, o USCS agora abriga nossa sede.
Existem alguns conceitos que fazem parte da nossa casa, como aprender a andar sozinho, não aceitar um não como resposta; lembre-se de que não estamos quebrando pedras, mas construindo uma catedral; tenha o prazer da voluptuosidade do conhecimento; Em suma, tantos outros. Você pode até acreditar que Deus é brasileiro, mas ele deve ter feito estágio no CELAFISCS.
O desfile dessas memórias me faz estabelecer uma analogia entre o CELAFISCS e a história do besouro, que se conhecesse a engenharia aeronáutica não voaria. Somente o exercício diário do trabalho em grupo e a crença em um sonho comum poderiam explicar nossas conquistas, lembrando que sonhando sozinho você irá mais rápido, mas sonhando juntos iremos mais longe. São cinco Cs que nortearam o CELAFISCS ao longo destes anos: Competição, Compromisso, Coesão, Criatividade e acima de tudo, Coração! Aprendemos que nada de grande se constrói sem Paixão!