Os acampamentos nacionais de handebol e a formação de treinadoras (es): um diálogo a partir de Paulo Freire
Por Mateus de Seixas Bizetti (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
: Apropriando-se da teoria educacional presente em parte da obra de Paulo Freire, a presente pesquisa se propõe a oferecer um contraponto teórico à parte da literatura que tem orientado a investigação e intervenção sobre a formação de treinadoras (es). Objetivo: Analisar os Acampamentos Nacionais de Handebol em relação à formação de treinadoras (es), sob a perspectiva de seus (suas) participantes. Metodologia: Análise documental e Análise Temática Reflexiva de entrevistas semiestruturadas com participantes e coordenadores Resultados: Apresentamos a história da constituição dos Acampamentos como uma iniciativa que buscava contrapor a centralização e concentração das oportunidades de formação em um projeto que fosse, de fato, Nacional. Uma realidade que joga contra a atuação e formação profissional demandava uma organização pensada nos seus mínimos detalhes e o emprego de uma ética de trabalho bem estabelecida. Através da atuação imersiva em um contexto real, participantes dos acampamentos relatam uma valorização do projeto e de terem se apropriado dos conteúdos por ele desenvolvidos. Conclusões: Ao propor adoção de Paulo Freire como um referencial teórico para fazer a interpretação dos processos de formação de treinadoras (es) e propor intervenções que tenham como um horizonte a transformação da sociedade. A partir de Freire, apontamos que apesar de não serem um programa de formação de treinadores (as), os Acampamentos empregaram estratégias formativas que foram percebidas positivamente por participantes