Os Aspectos Políticos, Econômicos e Sociais da Legislação Desportiva: o Esporte e o Estado no Período de Criação dos Jogos Abertos do Paraná.

Parte de Políticas Públicas e Esporte no Brasil . páginas 197 - 216

Resumo

O presente estudo tem como objeto os Jogos Abertos do Paraná, cuja criação, em 31 de agosto de 1957, ocorreu num período de transformações políticas, econômicas e sociais, tanto sob o ponto de vista nacional quanto estadual, sendo este último segmento o qual se dispensou maior atenção.

A intenção de fazer esta investigação surgiu da necessidade de compreensão do contexto político, econômico e social paranaense, quando da criação dos Jogos Abertos do Paraná. Observada a legislação esportiva brasileira vigente, procurou-se estabelecer relação com o papel desempenhado pelo Estado junto ao esporte, no interior desta configuração.

O trabalho estará dividido em três seções. Na primeira seção, pretende-se fazer um relato do desenvolvimento político, econômico e social, em nível brasileiro e paranaense. Na segunda seção, serão desenvolvidos os seguintes assuntos: breve história da origem do esporte; a construção dos estados, sob a luz da teoria de Norbert Elias; o Estado Novo e a legislação desportiva relacionada ao esporte. Por fim, na terceira seção será desenvolvido um breve relato sobre o esporte no estado e o momento da criação dos Jogos Abertos do Paraná.