Os Benefícios da Dança Para Alunos com Deficiência
Por Jaine Maciel Rodrigues (Autor), Larissa de Melo Cardoso (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO:Analisar os benefícios da dança em alunos com deficiências.MÉTODO:Trata-se de uma pesquisaexploratória e bibliográfica, a partir de artigos de bases de dados Scielo. O estudo foi dividido pelas etapas:pré-avaliação, intervenção e pós-avaliação. A coleta de dados foi no Programa de Atividades Motoras paraDeficientes/PROAMDE, que acontece duas vezes na semana com 75 minutos de duração. Amostra foi dealunos de quatorze à dezoito anos de ambos o sexo com deficiências Física e intelectual. Foi utilizado o testeKTK para avaliação de coordenação motora fina e grossa, sendo esses exercícios aplicados durante ativida-des com coreografias adaptadas. Verificou-se na literatura que a dança pode ser de fato um instrumento decoordenação e inclusão como suporte no processo de ampliação de possibilidades de movimentos criativos.RESULTADOS:Constatou-se a melhora em algumas habilidades, como o melhor domínio psicológico, melho-ra na motricidade, na socialização com uma melhor capacidade de comunicação e interação entre os alunos.CONCLUSÃO:É possível observar uma melhora em todos os alunos, tanto motora quanto psíquica após aintervenção, podendo assim dizer que os benefícios são notáveis em alunos com deficiência.