Resumo

OBJETIVO:Analisar os benefícios da dança em alunos com deficiências.MÉTODO:Trata-se de uma pesquisaexploratória e bibliográfica, a partir de artigos de bases de dados Scielo. O estudo foi dividido pelas etapas:pré-avaliação,  intervenção  e  pós-avaliação.  A  coleta  de  dados  foi  no  Programa  de  Atividades  Motoras  paraDeficientes/PROAMDE,  que  acontece  duas  vezes  na  semana  com  75  minutos  de  duração.  Amostra  foi  dealunos de quatorze à dezoito anos de ambos o sexo com deficiências Física e intelectual. Foi utilizado o testeKTK para avaliação de coordenação motora fina e grossa, sendo esses exercícios aplicados durante ativida-des com coreografias adaptadas.  Verificou-se na literatura que a dança pode ser de fato um instrumento decoordenação e inclusão como suporte no processo de ampliação de possibilidades de movimentos criativos.RESULTADOS:Constatou-se a melhora em algumas habilidades, como o melhor domínio psicológico, melho-ra na motricidade, na socialização com uma melhor capacidade de comunicação e interação entre os alunos.CONCLUSÃO:É  possível  observar  uma  melhora  em  todos  os  alunos,  tanto  motora  quanto  psíquica  após  aintervenção, podendo assim dizer que os benefícios são notáveis em alunos com deficiência.

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