Os Benefícios dos Valores Olímpicos Para Saúde Mental e Socialização dos Estudantes Perante a Covid-19
Por Kelly Centenaro Giacomel (Autor), Vanderlei Ramos de Oliveira Junior (Autor), Bruno Felipe Assoni Faleiro (Autor), Indiana Paula Bagnara (Autor), Pedro Henrique Baidek (Autor).
Parte de Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin . páginas 132
Resumo
A pandemia da covid-19, trouxe muitas mudanças para o cotidiano das pessoas, o isolamento e distanciamento social, fechamento das escolas, uso de máscaras, foram algumas das mudanças repentinas que as pessoas sofreram e ao mesmo tempo muitos casos de depressão, pensamentos negacionistas e vulnerabilidade social e afetiva, indiciada pela ansiedade e pelo estresse. A educação foi um campo que teve que se reinventar de forma rápida e dinâmica, migrando do ensino presencial para o ensino remoto, mudanças essas que impactaram na vida dos estudantes, um ensino totalmente diferente do que se era acostumado, sem ver e sem socializar com os colegas e escola, são algumas das primeiras vulnerabilidades vivenciadas pelos estudantes, o que muitas vezes desencadeou depressões, crises de ansiedade, de medo, e neste momento que os valores olímpicos se fazem muito importantes, valores como o respeito, a amizade, e a excelência foram essenciais neste período, visto que estudos mostram que desde 1996 o ensino brasileiro já estava sendo reconstruído e reestruturado pelo aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver, juntamente com uma educação de qualidade e de forma integral, o que com a pandemia não foi possível em sua totalidade, pois os alunos em sala de aula, se tornam parceiros na aprendizagem, o que muitas vezes não acontece no ensino remoto. Em 2021, os estudantes começaram a retornar à escola e isso foi de suma importância para a ressocialização de todos no ambiente educativo, e mais uma vez, os valores olímpicos se fazem presentes, pois é com base neles que os professores e estudantes se alicerçaram para ressignificar a permanência na escola, o reaprender o respeito pelo próximo, a reaproximação com todos os cuidados, e até mesmo deixar a insegurança de lado, para o bom convívio escolar. Pensando em todas essas questões a Escola de Educação Básica da Uri Erechim, juntamente com todos seus educadores e gestores repensaram a prática pedagógica, proporcionando aos estudantes um ambiente acolhedor e familiar baseado nos valores olímpicos, para que todos se sentissem bem no âmbito escolar, a educação como um todo teve uma ressignificação e os valores que os estudantes aprenderam são iniciativas para que sejam levados para a vida, que não sejam somente praticados na escola, mas na sociedade e para com o próximo.