Os Benefícios Psicossociais do Exercício Físico na Reabilitação de Pessoas com Dependência Química: Uma Revisão Sistemática
Por Rosivaldo Alves Gonçalves (Autor), Raquel Amorim de Oliveira (Autor), Andressa Christina Santos da Silva (Autor), Camilla da Silva Clímaco (Autor), Ellen Catherine Felix de Souza (Autor), Gustavo Henrique Gonçalves e Silva (Autor), Raphael Moura Rolim (Autor).
Resumo
Atualmente tem-se propagado os benefícios advindos do exercício físico para a saúde, assim, estendendo-se semelhantemente a melhoras na saúde psicológica do indivíduo. O presente artigo objetiva apresentar a importância do esporte no processo de reabilitação de pessoas com dependência química, mostrando também os benefícios psicossociais advindos da pratica esportiva, bem como os motivos que levam os jovens a esta dependência, a influência do meio sociocultural e como as instituições contribuem no processo de reabilitação. Para isto foi realizada uma revisão sistemática pelo portal regional da BVS onde identificamos o tipo de dependência química, amostra escolhida, exercício físico utilizado, método avaliativo e os aspectos psicossociais melhorados. A partir disso, através da prática de exercícios físicos, foi possível verificar significativos avanços no processo de reinserção de dependentes químicos na sociedade; bem como a promoção de uma melhor autonomia destes indivíduos como seres biopsicossociais, o que significa mudanças comportamentais e uma melhor qualidade de vida.