Integra

A relação com o cotidiano de atuação profissional de professores de Educação Física deve ser uma das mais importantes marcas da atuação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Entidade científica, o CBCE se ocupa do debate e da organização da pesquisa em Educação Física/Ciências do Esporte, mas não deve esquecer do diálogo com aqueles que diariamente intervêm na prática pedagógica. Não é sempre que a pesquisa dialoga diretamente com a intervenção, nem é necessário que assim seja. Boas pesquisas básicas, assim como certo desinteresse nos resultados imediatos, são elementos muito importantes de uma área acadêmica. Mas, tal diálogo é essencial. Não só resultados de pesquisa associada à prática, como também bons relatos de experiência e reflexões prospectivas, podem ser ótimos materiais de formação. Os Cadernos de Formação RBCE vêm tentando contribuir na consecução desta tarefa. Os textos que apresentamos neste número procuram expressar a preocupação explicitada no parágrafo acima. Os três primeiros trabalhos dedicam-se às práticas educativas com a infância. A intervenção com crianças em interface teórico-metodológica com a Sociologia da Infância, a especificidade da Educação Física no trabalho da creche e os projetos possíveis desta disciplina, são temas aos quais se dedicam esses textos. Em seguida, a Educação Física Escolar aparece inspirada na poesia da Manoel de Barros, para logo após surgir na formação continuada de professores em serviço e no trabalho com filmes em suas aulas. Fechando o número temos um artigo sobre os sistemas de defesa do goalball, importante modalidade esportiva para cegos. Boa leitura!

Florianópolis, Vitória, setembro de 2012.

Alexandre Fernandez Vaz Felipe Quintão de Almeida Jaison José Bassani

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