Resumo
O esporte é considerado um dos fenômenos sociais mais importantes da modernidade. A consolidação e expansão do capitalismo, em âmbito global, serviu de suporte para que o esporte moderno fosse propagado concomitantemente ao atual modo de produção material, onde alguns poucos acumulam as riquezas produzida pela coletividade e que, por consequência, proporciona a miséria da grande massa populacional. Por visar ao acúmulo de capital, o referido modo proporciona a desigualdade social. A escola, como principal ambiente de formação do ser humano social, e a Educação Física, disciplina envolvida diretamente com as atividades esportivas no contexto escolar, não deixariam de sofrer as consequências dos fenômenos sociais modernos e contemporâneos, pois ambas são espaços políticos que evidenciam as contradições sociais. Atualmente, além das aulas regulares de Educação Física, os Centros de Iniciação Desportivas do Distrito Federal – CIDs/DF ofertam aos estudantes da rede pública de ensino a possibilidade da prática esportiva de diversas modalidades gratuitamente. O presente trabalho analisou o projeto Centros de Iniciação Desportiva sob a perspectiva de educação emancipatória por meio do esporte escolar. Para isso, realizou-se o levantamento documental e histórico, através de pesquisas acadêmicas e de legislações basilares do projeto, sob o prisma de referenciais teóricos progressistas das áreas de Educação, Educação Física escolar e Esporte. Os resultados dessa pesquisa demostraram que os CIDs, ao logo do processo de consolidação perante a comunidade escolar, teve avanços em relação á obtenção de recursos públicos para suas atividades, legislações que validam e reconhecem as atividades relacionadas ao projeto, assim como, a ampliação do número de polos e estudantes atendidos. Contudo, identificou-se contradições e lacunas ao analisar o projeto como instrumento para a democratização do direito social ao esporte, em âmbito escolar, sob a perspectiva da emancipação humana .