Resumo
0 objetivo deste estudo foi formular um modelo sistémico de administração para Cursos ou Escolas de Graduação em Educação Física e Desportos, tendo os conceitos de eficiência e eficácia como orientadores administrativos. Nos fundamentos para a formulação do modelo registrou-se os últimos estímulos governamentais que ocorreram na área da Educação Física e Desportos, discutiu-se o posicionamento das Escolas de Educa- ção Física na Nova Universidade, reforçou-se a importância desses dois conceitos através de uma revisão de literatura sobre os mesmos, e por fim considerou-se esse Curso como tipo especial de sistema aberto. A revisão bibliográfica sobre os conceitos de eficiência e eficácia indicou que eles deverão coexistir num Curso de Graduação em Educação Física, ficando também constatado que a eficiência deverá ser compreendida pelos critérios de desempenho interno da Escola, enquanto que a eficácia compreenderá os critérios de desempenho externo, identificados através da eleição e legitimização dos objetivos, os quais deverão estar sempre interados com o meio ambiente externo. Após a fundamentação do estudo formulou-se um modelo de ação, o sistema Curso de Educação Física, com apoio nos conceitos de eficiência e eficácia, e no qual são sugeridas estratégias que abrangem um número considerável de objetos, atributos e relações. No Sistema Curso de Educação Física proposto, discutiu-se os objetivos, os insumos, o processo, os exsumos, as restrições, o controle e o feedback do mesmo. Depois, conclui-se sobre, os riscos de uma predominância da ação administrativa na eficiência, a evidência de que as Escolas de Educação Física têm dado pouca ênfase à eficácia administrativa, a necessidade de um acompanhamento desses resultados desejáveis e efetivos, a imperiosidade da centralização das estratégias administrativas nos resultados a serem obtidos, as possibilidades de criação de mecanismos para que a administração chegue aos objetivos formulados nas condições mais desejáveis, e a escolha de uma abordagem sistémica para a formulação de um modelo de administração com base nos conceitos de eficiência e eficá- cia. Finalmente, recomendou-se que as estratégias sugeridas no modelo proposto devem sofrer adaptações e correções caso seja uma organiza- ção pública ou particular, que deverá haver uma implantação gradativa do modelo, que é recomendável o treinamento das pessoas que serão envolvidas, no sistema proposto, que estuso e investigações devem indicar novos fatores de atenção para os Cursos de Educação Física e que as tradições, conflitos internos, desconscientização, etc, serão barreiras as quais terão que ser removidas para a implantação do modelo