Resumo
Os conhecimentos do lazer nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Educação Física do Estado de Goiás. Problema: como os cursos de licenciatura em Educação Física de Instituições de Educação Superior do Estado de Goiás, contemplam os conhecimentos pertinentes ao lazer em seus Projetos Pedagógicos de Curso? Objetivo geral: compreender como os conhecimentos referentes ao lazer estão presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura em Educação Física do Estado de Goiás. Metodologia: pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, na qual realizamos uma análise de conteúdo, seguindo o modelo de Amado (2013), de 6 PPC, disponibilizados por IES situadas no referido Estado. Utilizamos o software de apoio para análise qualitativa WebQDA®, nas fases de categorização, e questionamento dos dados, através da elaboração de matrizes analíticas que guiaram o processo de análise e interpretação dos resultados. Resultados: existência de disciplinas específicas sobre lazer e recreação nos 6 PPC, com carga horária média de 67 horas/aula, de caráter introdutório sobre a referida temática, estabelecendo relações com a educação, jogos, brinquedos e brincadeiras. Estas disciplinas utilizaram livros de autores nacionais como principais fontes de referências em suas bibliografias. Estas também dialogam com a educação, e estabelecem o lazer como campo de intervenção profissional, em sintonia com o apresentado no texto das ementas. Constatamos a presença dos conhecimentos do lazer e recreação em outras disciplinas, geralmente do tipo esportiva, que apontavam estes conteúdos como possíveis elementos a ser desenvolvidos na atuação profissional com lazer. Conclusão: os conhecimentos do lazer estão presentes nos 6 PPC estudados, sendo apresentado como campo de atuação profissional, estabelecendo relações com a educação, mas carecendo de maior aprofundamento temático, tendo em vista que as disciplinas, em sua maioria, possuem caráter introdutório, que inviabilizou a definição do papel destes conhecimentos na atuação profissional dos egressos das IES estudadas. P