Os Conteúdos de Ensino da Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão nos Periódicos Nacionais da área 21
Por Samuel Nascimento de Araújo (Autor), Leandro Oliveira Rocha (Autor), Fabiano Bossle (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 51, 2017. Da página 205 a 221
Resumo
Este estudo de revisão teve como objetivo analisar a produção de acadêmica sobre o tema conteúdos de ensino da educação física escolar. Foram revisados periódicos da área 21 com extrato Qualis Capes de A2 a B4, postados até novembro de 2015, e selecionados 28 artigos que discutiam os conteúdos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de modo central. Mesmo propondo novas justificativas para confirmar a presença dos esportes na escola, bem como a importância de práticas corporais inovadoras, é fundamental atentar para o modo como os conteúdos são – ou não são – problematizados e analisar criticamente porque alguns conteúdos são selecionados em detrimento de outros. Ao final, são apresentados o multiculturalismo e as bases teóricas da pedagogia crítica como possibilidade de promover aprendizagens significativas e formalizar a cultura dos estudantes na escola.