Resumo

A Educação Física Escolar tem se configurado como uma área de saber ampla e polissêmica, gerando por um lado uma riqueza de possibilidades e por outro uma dificuldade de abordá-la na escola. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa bibliográfica realizada como parte da dissertação intitulada “A construção social dos conteúdos da Educação Física Escolar: análise de uma proposta curricular pública”, defendida em 2015. O objetivo deste artigo consiste em apresentar o que foi discutido sobre os conteúdos da educação física escolar no cenário acadêmico entre janeiro de 2008 e setembro de 2013 em oito periódicos pesquisados. Após a análise dos dados podemos dizer que os conteúdos de Educação Física ainda carecem de sistematização na escola, e o conteúdo mais desenvolvido é o esporte, o que os autores criticam ao defenderem o desenvolvimento de conteúdos que têm sido trabalhados em segundo plano tais como as lutas, atividades alternativas e expressivas. Concluímos que o professor deve refletir criticamente sobre os possíveis conteúdos a serem desenvolvidos no contexto escolar, considerando os interesses, características e necessidades de seus alunos.

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