Os Conteúdos Escolares das Disciplinas de História e Ciências e Suas Relações com a Organização Curricular da Educação Física na Escola.
Por Luis Fernando Rocha Rosário (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 26, n 4, 2012. Da página 691 a 704
Resumo
O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.