Resumo

O trato com os conteúdos e métodos na Educação Física escolar tem sido um assunto bastante abordado no meio educacional. Pode-se perceber que ainda há uma grande confusão ao definir o quê será desenvolvido nas aulas e quais estratégias seriam mais adequadas para a aprendizagem dos alunos. As propostas de conteúdos e métodos expressos no decorrer histórico da Educação Física apresentam influências de diferentes bases epistemológicas que são muito debatidas no ensino atual. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física das escolas pertencentes à Diretoria de Ensino Centro-Sul do Estado de São Paulo, investigando os conteúdos curriculares e os métodos de ensino que eles desenvolvem em suas aulas. Além disso, este estudo também visa compreender como se articulam conteúdos selecionados e estratégias didáticas utilizadas pelos professores a partir de suas respostas. Para isso, utilizou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a todos os professores de Educação Física desta Diretoria de Ensino, que atuam no ensino fundamental. De acordo com os resultados da pesquisa, pudemos perceber que há uma forte influência dos documentos propostos pela Secretaria da Educação na elaboração das aulas desses professores. Entretanto, notou-se que as opiniões e aspirações dos alunos podem não ser consideradas, pois, na maioria das respostas, não aparece a participação deles na organização das aulas. A partir do relato dos professores, consideramos que a diversificação de conteúdos e estratégias de ensino e o respeito pelos conhecimentos prévios que os alunos possuem são fatores que contribuem para a compreensão dos objetivos das aulas de Educação Física, colaborando, assim, para uma participação mais ativa dos alunos. Esses são fatores que contribuem para a compreensão dos objetivos das aulas de Educação Física, mas identificamos a falta de uma participação mais ativa dos alunos na preparação dessas aulas. A revisão de literatura que foi realizada nesse trabalho, somada aos dados coletados, traduzem-se em elementos importantes de reflexão sobre a realidade escolar, no que concerne às aulas de Educação Física. Assim, o estudo proporciona subsídios importantes para possíveis discussões e reflexões sobre essa prática pedagógica.

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