Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de investigar os saberes da dança necessários à atuação profissional, para possível estruturação de uma proposta do conhecimento da dança nos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Esse objetivo manifestou-se por acreditarmos existir uma lacuna entre a formação inicial de professores para atuar com a dança no contexto da Educação Física e a realidade encontrada pelos professores quando se deparam com a necessidade de transmitir este conhecimento na escola. O estudo caracterizou-se como qualitativo, do tipo descritivo. Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física, formados a partir de 2003 em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Utilizamos questionário como instrumento de coleta de dados. A partir dos questionários respondidos e analisados, passamos a analisar os programas das disciplinas de dança aos quais os professores pesquisados foram submetidos em suas formações iniciais. Analisamos programas de 04 Instituições de Ensino Superior, visto terem sido as Instituições formadoras de nossos pesquisados. Os dados foram tratados por meio da metodologia da análise de conteúdo, sugerida por Bardin (1977). Os resultados da investigação indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional de Educação Física no contexto escolar, os quais foram discutidos valendo-se do referencial teórico estudado e buscando estabelecer as relações entre a formação e a atuação profissional do licenciado. Foi apresentada uma proposta de estruturação da área de conhecimento da dança para os currículos de licenciatura em Educação Física, construída dentro dos limites e possibilidades encontrados na coleta de dados. Sugere-se, a partir deste estudo, que novas investigações sejam realizadas na área a fim de concretizarem a proposta que ora se apresenta e de, assim, contribuírem para mudanças significativas na formação profissional do licenciado em Educação Física.

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