Os Cursos de Graduação em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina
Por Paulo Henrique Xavier de Souza (Autor), Márcia Silveira Kroeff (Autor), Ruy Jornada Krebs (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este estudo objetivou caracterizar quanto ao tipo de habilitação, ano de implantação, tempo de duração, regime e turno de funcionamento dos cursos e realização de pesquisa e extensão na área de basquetebol. Caracterizou-se como sendo descritivo, sendo a coleta de dados baseada em informações disponibilizadas através de respostas a questionário aplicado. Vinte e dois Cursos de Graduação em Educação Física eram oferecidos, no ano de 2004, por 14 Instituições, localizadas em 19 municípios. Dentre os cursos 72,72% oferecem licenciatura. Apenas um curso (4,55%) oferece somente o bacharelado. Em 2 cursos (9,09%) é possível optar por bacharelado e em 3 (13,63%) cursos o acadêmico poderá concluir em única colação de grau, ambas as habilitações. Os primeiros cursos implantados foram de licenciatura, iniciando-se em 1970 (UNIVILLE)), sendo oferecidos mais 4 cursos até 1975. Após isto, somente em 1995 foram implantados novos cursos. O bacharelado foi criado em 1992 (UDESC).A maioria (85,7%) das licenciaturas tem duração de 4 anos. Somente 2 cursos possuem duração de 3 anos e 6 meses e 1 tem duração de 3 anos. No bacharelado 71,7% dos cursos tem duração de 4 anos, sendo que 28,8% possuem duração de 4 anos e 6 meses. Quanto ao regime 95,4% dos cursos desenvolvem-se semestralmente, enquanto que um (4,6%) adota regime anual. Mais da metade (54,5%) funcionam no turno matutino e noturno. Oferecem aulas nos 3 períodos, 5 cursos, sendo que na forma de regime especial funcionam 3 cursos (13,6%), onde os acadêmicos frequentam aulas nos finais de semana e em períodos concentrados. Em relação a realização de projetos de pesquisa e extensão na área de basquetebol, verifica-se que 68,2% não oferecem ou realizam ações desta natureza. No entanto em 18,2% são desenvolvidos projetos de extensão e em 13,6% são executados projetos de pesquisa e de extensão. Este estudo não permite apontar a existência de mudança de cenário de profissionais de educação física, uma vez que tradicionalmente os cursos são predominantemente de licenciatura. Comprova-se que na maioria dos cursos existe somente a preocupação de oferecimento de atividades de ensino, desprezando-se as ações de pesquisa e extensão relacionadas com o basquetebol.