Resumo
No Brasil, a discussão acadêmica acerca da gestão escolar encontra-se alicerçada na sua dicotomização entre a gestão escolar burocrática, com base na Teoria Geral da Administração, e a gestão escolar democrática, a qual entende o papel da escola como fomentadora da participação coletiva nas decisões em sociedade. Além disso, fruto do neoliberalismo e da ampliação do mercado capitalista, que avançou sobre a educação, tem-se demonstrado, entre outras coisas, a relação existente entre os resultados escolares medidos em testes de larga escala e a figura do diretor escolar. Da discussão em torno da sua figura, questões como sua formação e seu provimento de cargo, tornaram-se temáticas de investigação. Nesta pesquisa, em especial, a investigação ocupou-se dos desafios que os diretores enfrentam no cotidiano de suas atividades profissionais, estando eles a frente das escolas. Dessa forma, o objetivo precípuo desta pesquisa foi arrolar os principais desafios enfrentados pelos gestores em seu primeiro ano no exercício do cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para dar conta de tal empreitada, construiu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratória. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos, quais sejam: questionário online e entrevista semiestruturada. Responderam ao questionário três diretores e concederam entrevista outros cinco diretores, todos ingressantes há menos de um ano no cargo. Os resultados mostram que os desafios enfrentados por esses profissionais estão de acordo com os desafios já descritos na literatura acadêmica, a qual, entretanto, não dá conta de abranger os desafios que pareceram mais característicos à realidade do Estado de São Paulo. Esses desafios estão intimamente ligados à concepção expressada pelos diretores acerca de sua função, de tal forma que se considerou um desafio justamente aquilo que os diretores apontaram ser novidade/desconhecido para eles. Além disso, mostrou-se que a formação inicial e continuada dos diretores não tem dado conta de subsidiá-los para o enfrentamento dos desafios que lhe são impostos pelo cotidiano escolar. Com relação ao curso obrigatório a esses diretores, ele tem se demonstrado positivo na concepção dos entrevistados, possuindo alguns pontos a melhorar. Como produto final, tendo em vista as impressões que os diretores participantes forneceram, foi construído um website que poderá servir de ponto para o compartilhamento de experiências e práticas de gestão, bem como dos desafios do cotidiano escolar, para que, entre pares, esses diretores de escola possam interagir entre si com o intuito de minimizar as dificuldades oriundas do retratado isolamento característico da função.