Resumo

"Os desportos e a vida universitária" — eis um tema absorvente, bem atual, rico em motivos para o diálogo e as controvérsias, tema que envolve obrigatória e diretamente, uma série de conceitos e diretrizes relacionados à problemática da educação nacional. Faço o meu intróito, invocando a filosofia do chinês Kuan-Tzu, no III século A: C.: — Se desejas plantar para um ano, semeia grão.

— Se pretendes colhêr para uma década, planta uma árvore.

— Mas se quizeres plantar para uma vida, educa o teu povo, educa o homem. E nós ousaríamos aduzir, em complemento a êsse admirável conceito filosófico:

— Sim, educa o homem, mas dentro do verdadeiro sentido da educação integral, fazendo da educação física a sua base. As atividades físicas em geral — a ginástica e os desportos

— exercem na escola um papel de relêvo e de preponderância no processo total da formação da personalidade, mediante o estabelecimento de suas profundas relações com tantas outras componentes da educação e da cultura. Muito se tem escrito e proclamado sôbre a importância das atividades físicas na educação dos jovens, das oportunidades que elas lhes oferecem para a criação de sadio hábito de cultivá-los, como preparação do espírito para o emprêgo adequado das horas de lazer e como base de uma educação equilibrada e integral. E ainda que possa parecer axiomático, vale ressal-tar que a educação física deve ser iniciada no princípio da grande jornada educativa, na na escola primária, com a devida orientação psico-pedagógi-ca das técnicas próprias ao período etário considerado.

Na nossa sistemática administrativa, as atividades físicas e recreativas nesse período da vida escolar, são orientadas no ,âmbito estadual, mas ainda não estão decisivamente incorporadas ao plano geral dos trabalhos escolares, como já determina a lei e seria de desejar. Irá o problema da falta de locais, há insuficiência de professóres espe-cializados para o mister. E o mesmo quadro se configura no ensino médio, e ainda, porque a fiscalização é insuficiente e os diretores são impenetrá-veis e pouco esclarecidos a respeito da educação física.

Arquivo