Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos e perspectivas com relação ao lazer e as práticas corporais no contexto brasileiro em decorrência da pandemia do coronavírus. A pandemia é um acontecimento que tem afetado os hábitos e comportamentos das populações, sendo necessário se conhecer mais de perto essas alterações e suas consequências. Realizou-se revisão de literatura e pesquisa exploratória com o uso de questionários respondidos por 1.013 pessoas. O uso de plataformas tecnológicas e de redes sociais são exemplos de atividades do contexto do lazer na atualidade, no entanto, a tecnologia pode ter um efeito negativo também, nocivo a crianças e jovens. Para os respondentes do questionário, os principais impactos da Covid-19 são: não poder frequentar locais públicos (33,5%) e não poder frequentar academias de ginástica/musculação (33,1%). As perspectivas, tendo em vista a continuidade do isolamento social por pelo menos mais 6 meses, são: realizar atividades ao ar livre ou em casa (47,1%) e manter ou aumentar o uso da internet e das redes sociais (30,5%).

Referências

ALECRIM, J.V.C. Uma análise sobre a essencialidade das academias e possíveis alternativas para prática de exercícios. Boletim de Conjuntura (Boca), v.2, n.6, 48-52, 2020.

BRASIl. A prática de esporte no Brasil. 2017. Disponível em: https://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html . Acesso em: 11 Maio 2017.

______. Coronavírus: sobe o número de ligações para canal de denúncia de violência doméstica na quarentena [Internet]. Brasil: Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ODNH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH); 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/ptbr/assuntos/noticias/2020-2/marco/coronavirus-sobe-o-numero-de-ligacoes-para-canalde-denuncia-de-violencia-domestica-na-quarentena. Acesso em: 04 ago. 2020.

______. Fundação Oswaldo Cruz. Vacinas para Covid-19: uma corrida contra o tempo. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/video/vacinas-para-covid-19-uma-corrida-contra-o-tempo. Acesso em: 14 jul. 2020.

CARVALHO, Y.M. Atividade física e saúde: onde está e quem é o “sujeito” da relação? Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v.22, n. 2, p. 9-21, 2001.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da Informação: economia, sociedade e cultura. v.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da Informação: economia, sociedade e cultura. v.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

DA SILVA, D. V. Brasil é o 4º País com mais usuários no Facebook na quarentena. Tecmundo. 20 de mai. de 2020. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/153570-brasil-4-pais-usuarios-facebook-quarentena.htm. Acesso em: 04 de ago. de 2020.

DESLANDES, S. F.; COUTINHO, T. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da Covid-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, supl.1, p.2479-2486, 2020.

FRAGA, E.A.M.; SILVA, C. L. Comunidades virtuais de internet: atualização do debate sobre lazer. Licere, v. 13, n.4, p.1-20, 2010.

KLINK, A. Cem dias entre céu e mar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MAUCH, A.G.D. et al. A utilização das redes sociais digitais no cuidado psicossocial infantojuvenil, diante da Pandemia por Covid-19. Health Residencies Journal (HRJ), v.1, n.2, 1-18, 2020.

MARCELLINO, N.C. Lazer e sociedade: algumas aproximações. In: MARCELINO, N. C. (ORG.). Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Editora Alínea, 2008. (Coleção estudos do lazer). p.11-26.

______. Estudos do lazer: uma introdução. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação física e esportes).

______. Lazer e educação. 17. ed. Campinas: Papirus: 2013.

MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 9-29.

REARDON, S. Ebolas´s mental heath wounds linger in Africa. Nature, v.519, 2015.

REQUIXA, R. Sugestão de diretrizes para uma política nacional de lazer. São Paulo, [s.n.]. 1980. 103 p.

RODRIGUES, R. et al. Teatro de reprise telepresencial em tempos de COVID 19. Scielo (Preprints), p.1-20, 2020.

SCHWARTZ, G. M. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Licere, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 23-31, 20 nov. 2003.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

SHIGEMURA, J. et al. Public responses to the novel 2019 coronavirus (2019-nCov) in Japan: mental health consequences and target populations. Psychiatry Clin Neurosciences, 2020.

SILVA, C.L. et al. Atividade física de lazer e saúde: uma revisão sistemática. Mudanças – Psicologia da Saúde, v. 25, n.1, p.57-65, 2017.

SOUSA JÚNIOR, J.H. et al. “#FiqueEmCasa e Cante Comigo”: estratégia de entretenimento musical durante a pandemia de covid-19 no Brasil. Boletim de Conjuntura (Boca), v.2, n.4, 72-85, 2020.

VIEIRA, P. R.; GARCIA, L. P.; MACIEL, E. L. N. Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela? Revista Brasileira de Epidemiologia, [S.L.], v. 23, n. 3, p. 1-5, 08 abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-549720200033 .

WU, Y.; HO, W.; HUANG, Y.; JIN, Dong-Yan; LI, S.; LIU, Shan-Lu; LIU, X.; QIU, J.; SANG, Y.; WANG, Q. SARS-CoV-2 is an appropriate name for the new coronavirus. The Lancet, [S.L.], v. 395, n. 10228, p. 949-950, mar. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/s0140-6736(20)30557-2.

Acessar