Os Efeitos da Pandemia Covid-19 Sobre os Níveis de Aptidão Física

Por: Alex Cleber Improta Caria, Cristiano Silva Pinho, e Roque Aras Júnior.

Revista da Associação Médica Brasileira - 2020

Send to Kindle


.Resumo

INTRODUÇÃO

A pandemia de COVID-19, causada pela infecção por novo coronavírus humano, foi notificada desde dezembro de 2019, na China, mas apenas oficializada em março de 2020 e, desde então, tem impactado nações do mundo inteiro, tanto pela sua agressividade quanto pela sua velocidade de propagação. A sociedade enfrenta a pandemia seguindo as recomendações e determinações da OMS e das instituições governamentais. Entre as estratégias de enfrentamento, o isolamento social se destaca como o mais importante, porque, ao se isolar, a sociedade tende a se mover menos, obtendo aumento da inatividade física e do comportamento sedentário, reduzindo seus níveis de aptidão física. Os objetivos dessa revisão foram: revisar os efeitos mais importantes da inatividade física e do comportamento sedentário sobre os níveis de aptidão física da população durante a pandemia de COVID-19.

CONCLUSÃO

O papel da prática regular de atividades físicas sobre os níveis de aptidão física se revela fundamental para estabelecer o equilíbrio na qualidade de vida durante a COVID-19.

Endereço: https://doi.org/10.1590/1806-9282.66.s2.34

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.